segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FUI AO ITORORÓ E ENCONTREI "CONJUNTIVITE MEMBRANOSA"



       Conhece aquela cantiga de roda: "fui ao Itororó beber água, não achei / encontrei bela morena ...?"
        Pois é. Aconteceu assim conosco. 
        Mamãe e eu, desde há alguns anos, fugimos do frio de Varre-Sai que, por ser úmido, faz mal a velhos e criancinhas. Frio "seco" é que faz bem à saúde.
        Este ano, tivemos que superar uma série de obstáculos para virmos ao Rio/RJ. Enfim, chegamos. 
        Poucos dias depois, mamãe foi "agraciada" com um mal que está acometendo os cariocas embora ainda não esteja sendo divulgado pelos meios de comunicação: CONJUNTIVITE MEMBRANOSA ou PSEUDOMEMBRANOSA.





       
       Seus olhos só melhoraram 21 dias depois. Como não houve a retirada de membranas, terá que fazer uma cirurgia para retirá-las, pois se acumularam junto à pálpebra inferior.
        Quando meu olho direito doeu fortemente e comecei a sentir como se houvessem cacos de vidro arranhando, fui imediatamente ao oftalmologista já nosso conhecido, Dr. Juan Julian Jimeno Jimenes, do Centro Oftalmológico de Ipanema. No outro dia, o olho já estava bem melhor. Só não contava que, com colírio antibiótico e tudo, a doença evoluiria atingindo o olho esquerdo e se tornando extremamente incomodativa, insuportável. Na sexta-feira, à noite, necessitei de consulta médica. Tive que procurar uma emergência oftalmológica. Então conheci o IBOL (atendimento 24 horas). Fiquei sabendo que se tratava deste tipo de conjuntivite menos comum. O paciente precisa comparecer à emergência de 2 em 2 dias, período em que se forma nova membrana que é retirada pelo médico. 
        Há pessoas que retiram umas 3 vezes. Outras, retiram 10. Depende das condições do sistema imunológico. Já retirei 3 vezes. Observei, hoje, que haverá uma 4ª vez...
        Isto é que é passeio... Ficar quietinha em casa e só sair para ir ao médico.  Só assim conheci o IBOL (Instituto Brasileiro de Oftalmologia), situado na Praia de Botafogo. Chegando lá, o recepcionista pergunta:
       - Já é paciente?
       - Sou. Vim tirar membrana... 
       A sala de espera, ampla e confortável, abriga grande número de pessoas escondidas atrás dos óculos escuros. Quem aguenta um pouco de claridade, vê TV; outros conversam, muitos olham para o chão. Durante o dia, o número de pacientes é maior. Lá pela madrugada, fica mais escasso.   


5 comentários:

blog disse...

nossa!!!a Sra tambem pegou????ai meu Deus.que chato!!!

blog disse...

nossa!! SRa tambem pegou é ?ai meu Deus que chato né?

Leda Lopes disse...

Que chato isso né Tiê? Tô rezando pra vcs melhorarem logo. Saudades!

Anônimo disse...

QUE DOIDEIRA ESTA TAL DE CONJUNTIVITE MEMBRANOSA!
ESPERO QUE NÃO OCORRA CASOS
POR AQUÍ!
BOA RECUPERAÇÃO A TODOS E FORTE ABRAÇO DE SEBASTIÃO ODITHES

LUCIA MARIA SOBREIRA LOPES disse...

TIÊ HOJE QUE ESTOU LENDO O BLOG E VI ESTA POSTAGEM SOBRE A CONJUNTIVITE.MEU DEUS QUE LOUCURA SE A ANTIGA JÁ ERA TERRÍVEL,AGORA VOCÊS
PEGAM ESTA DANADA.TENHO REZADO PARA VOCÊS MAS ACHO QUE DEUS CANSOU DE OUVIR MEUS PEDIDOS,POIS, ESTÃO DEMORANDO MUITO PARA FICAREM CURADAS.ESPERO NA MISERICÓRDIA DE DEUS A CURA DE VOCÊS. ESTOU COM MUITA SAUDADES UM GRANDE ABRAÇO .LUCIA