sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

FRAGMENTOS DE NOTÍCIAS

Dados do censo do IBGE de 2010 recentemente divulgados revelam que, pela primeira vez, o número de pessoas que se declaram negras e pardas é maior do que o das pessoas que se declaram brancas.
Por Raquel Rolnik . 25.11.11
 

Para repor a mão-de-obra na lavoura, a classe dominante estimulou um programa de atração de camponeses pobres da Europa, de forma que, entre 1875 e 1914 vieram para o Brasil 1,6 milhão de famílias de camponeses pobres.
João Pedro Stedile, um dos coordenadores do MST.


A elite cafeeira não aceitava a abolição. Cotegipe, ao cumprimentar a Princesa Isabel, vaticinou: "Vossa Alteza libertou uma raça, mas perdeu o trono". Mas a Princesa não hesitou em responder: "Mil tronos eu tivesse, mil tronos eu daria para libertar os escravos do Brasil.
Pesquisa: Wikipedia


A abolição da escravatura entendia como um primeiro passo, ao qual se seguiria uma necessária eliminação do monopólio da terra, pois a autonomia individual só seria possível com a transformação do ex-escravo em pequeno produtor independente. Era este, para André Rebouças, o único caminho de libertação dos homens pobres do campo, pretos ou brancos, ex-escravos ou imigrantes
MARIA ALICE REZENDE DE CARVALHO, professora do Departamento de Sociologia e Política da PUC-RIO



Patrícia (Poeta) enterra Ali Kamel
TV Globo manipulou o debate Collor-Lula em 89.
Lula sabe o que Kamel aprontou. Tanto que no debate do segundo turno, em 2006, nem cumprimentou Kamel quando o viu no estúdio da Globo.
Não é coincidência que a Globo tenha permitido, há poucos dias, aquela entrevista do Boni admitindo manipulação do debate de 89. A entrevista (feita pelo excelente jornalista Geneton de Moraes Neto) foi ao ar na "Globo News". Alguém acha que iria ao ar sem conhecimento da família Marinho? Isso não acontece na Globo!
Rodrigo e o JN:
Redação Conversa Afiada


Hoje na história.
Você sabe o que aconteceu no dia 03/12/1975?

O presidente Geisel assina acordos para a construção da hidrelétrica de Itaipu e convênios sobre as fronteiras entre Brasil e Paraguai.

 
http://brasil.planetasaber.com

Nenhum comentário: