domingo, 11 de setembro de 2011

SPP (NÃO É SPC) - JÁ OUVIU FALAR?



JÁ OUVIU FALAR EM SPP?



A poliomielite é uma doença que atinge o sistema nervoso central e destrói neurônios musculares.


SPP: SÍNDROME PÓS-POLIOMIELITE


Eu só conheci há pouco tempo. Pesquisando na internet.

A síndrome pós-pólio é uma desordem do sistema nervoso que se manifesta 40/50 anos depois da poliomielite.

Causa: uso excessivo dos neurônios motores. 

Nunca encontrei um médico que me alertasse para o que poderia acontecer-me.

Ao reclamar sobre o descaso com um ortopedista, ele alegou que nada mencionam por não saberem o que a pessoa virá a sentir mais tarde.

Mas isto é justificativa?

É uma pena que haja tão pouco esclarecimento médico aos que possuem sequela de pólio!

Descobri, então, a explicação para o que estava acontecendo comigo.
Senti um grande alívio,pois eu mesma estava me julgando preguiçosa, desanimada...

Experimentei o primeiro sintoma no final de 2003: perna cansada, pesada, fraca.

Os sintomas são exatamente estes :cansaço, fraqueza muscular, dores nos músculos e articulações.


Sentia necessidade de descansar durante o dia, mesmo sem ter executado nenhum trabalho cansativo.
Também a  falta de  vontade  de sair de casa, problema respiratório (ainda que brando por ora).


Acrescente-se a insônia e o desânimo.


Aí vêm os que dizem: desânimo é a principal arma do demônio.


Deus que me perdoe, mas eu tinha vontade de dar um sopapo em quem me falava assim .


Ninguém imagina como estas palavras causam sofrimento, machucaduras, humilhação...


Nas manifestações pós-pólio, a ordem é poupar energia.


Recomenda-se: andar menos, usar os dispositivos de assistência necessários (bengala, muleta, cadeira-de-rodas), alongamentos, e hidroterapia, com pausa para dencanso.


Você, que teve pólio ou sabe de alguém que foi acometido por ela, previna-o, por favor! 


Nada de exagero nas atividades físicas.


Que haja moderação!

Nenhum comentário: