domingo, 22 de janeiro de 2012

SANTO ANTÔNIO, TENENTE-CORONEL DO EXÉRCITO BRASILEIRO



   
          Trata-se de uma curiosidade a respeito de Santo Antônio. Eu não a conhecia e achei muito interessante.
 Foi divulgada pelo jornal O Globo, de 25/12/2011, por estar relacionada ao Convento de Santo Antônio, situado no Largo da Carioca, Rio de Janeiro, RJ, que está passando por uma restauração completa. É uma construção de mais de 400 anos e o objetivo é devolver-lhe as feições originais
     Santo Antônio virou oficial após ser-lhe atribuída a retirada dos invasores franceses em 1710.
     Com certeza, alguém invocou sua intercessão e Dom João VI quis honrá-lo, nomeando-o tenente-coronel e conferindo-lhe o soldo de oitenta (80) mil réis mensais, pagos ao Convento até o início do século XX. 
     Eu desconhecia este fato, embora tenha sido frequentadora assídua da missa de terça-feira (dia da semana dedicado a Santo Antônio) no Convento no Largo da Carioca.
     Luciene, minha irmã caçula, levou-me até lá no horário das 14:00 horas, quando é feita a aspersão de todos com água benta. Antes, são feitas as leituras bíblicas e a Pregação do Evangelho conforme a liturgia do dia.
     Li a vida do Santo. É maravilhosa! Ele se livrava da tentação traçando o sinal da Cruz.
Fez importantes sermões e tinha uma fé inabalável em Jesus, o Senhor dos Senhores.
      Quanto aos milagres a ele atribuídos é preciso que se entenda que toda "graça" vem de Deus. Ele, Santo Antônio, foi e é um grande intercessor.
     Nós, católicos, acreditamos na intercessão, dos santos. Da minha parte, posso afirmar que acredito não só porque "a comunhão dos santos" consta da nossa Profissão de Fé, que é a oração do Creio.
     Acredito porque já a experimentei, de Santo Antônio em especial, obtendo a resposta de Deus à minha oração e sem muita demora.
      Havendo alguma dúvida a respeito da intercessão dos santos, é fácil eliminá-la. Basta ver com os próprios olhos a quantidade de pessoas que praticam algum ato em agradecimento ao favor concedido.
      Sei, por experiência e ensinamento, que não é necessário um grande sacrifício para expressar agradecimento a Deus. Ele aceita um pequeno gesto ou palavra que saia do coração...
     
    

Nenhum comentário: